quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Resumão [24/11]


O dia começou cedo pra quem ajudou na organização do evento. Sete e meia da manhã a comissão organizadora já se encontrava carregando mesas, cadeiras e correndo pra-lá-e-pra-cá. O hall da Faculdade de Tecnologia agora estava cheio de avisos e placas com a marca da Décima Semana de Design, organizada por alunos e professores de Design da UFAM com a intenção de promover a interação, o compartilhamento de conhecimento e a divulgação do curso.
A equipe de infraestrutura logo orientou cada monitor enquanto os participantes se credenciavam para assistir as oficinas. Imprevistos certamente aconteceram, mas foram resolvidos tão rapidamente que foram praticamente imperceptíveis e não afetaram na qualidade do evento.
O público foi formado por pessoas da área de Design, Publicidade, Arquitetura, (...), Jornalismo,  Artes e curiosos que se interessaram pelo tema "Design Emocional e Semiótica".
As oficinas aconteceram graças ao apoio dos nossos parceiros e patrocinadores, que cederam materiais para disponibilizarmos aos que não conseguiram levar.
Um desafio baseado nos conceitos da Semiótica e nos fundamentos do Design foi lançado para que os participantes pudessem concorrer a um livro autografado pela palestrante Lucy Niemeyer. O sorteio da resposta correta acontecerá após a palestra "Semiótica Aplicada ao Design" no dia vinte e cinco de novembro.
Após a "Cerimônia de Abertura" a "Amostra de Cases" surpreendeu a todos com trabalhos excelentes. A aluna Kaline Sales mostrou o processo de criação/execução de uma roupa no maior estilo "Gladiadora do Futuro" feito de latas de refrigerantes. O grupo PET-Design UFAM falou um pouco sobre como foi projetar Postos de Trabalho para seleção de sementes de oleaginosas para a Comunidade do Roque na Reserva Extrativista do Médio Juruá. Enquanto a recém-formada em Design pela UFAM Sharlene Araújo nos mostrou a importância da porporção áurea e despertou a curiosidade em todos sobre o tema.
Quem topou ficar até mais tarde para assistir as palestras com certeza não se arrependeu. O Professor Gean Lima conseguiu transmitir de forma direta e bem humorada uma boa definição para  um termo relativamente novo como "Design Emocional". Enquanto o Business Designer Mateus Esteves mandou muito bem na palestra sobre o link que uma marca deve possuir com o cliente e levantou tópicos muito interessantes sobre Design e Marketing.
O primeiro dia da Décima Semana de Design - "Design Emocional e Semiótica" foi um sucesso e gostaríamos de agradecer a todos por participarem. Aos que faltaram, ainda temos o segundo dia pela frente, cheguem cedo e aproveitem!  ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário